As paratireoides são glândulas responsáveis por controlar o nível de cálcio no sangue e em outros órgãos, exercendo um importante papel no equilíbrio nutricional do organismo e são encontradas na parte posterior da tireoide.
Segue algumas das doenças mais comuns relacionadas à paratireoide:
Hiperparatireoidismo primário: Ocorre uma secreção elevada do paratormônio (PTH) levando ao aumento dos níveis de cálcio no sangue. A maioria dos casos é de causa esporádica (95%), mas alguns casos podem ser familiares (5%) e associados a doenças genéticas.
Alguns dos sintomas relacionados ao aumento de cálcio e PTH no corpo são:
- Sede excessiva
- Vontade de urinar excessiva
- Fraqueza e dor muscular
- Náuseas e vômitos
- Perda de peso
- Constipação intestinal
- Doenças ósseas, como osteoporose
- Doenças renais, como cálculos renais e insuficiência renal
- Entre outros
O tratamento do hiperparatireoidismo primário pode ser cirúrgico, com a remoção das glândulas paratireoides acometidas, ou com medicações para o controle adequado dos níveis de cálcio no organismo, nos casos em que a cirurgia está contraindicada.
Hipoparatireoidismo: Também é uma doença relacionada às paratireoides, porém neste caso ocorre uma redução na produção de PTH e consequentemente uma redução na absorção de cálcio. A causa mais comum desta condição ocorre pela lesão dessas glândulas após algum procedimento cirúrgico na região do pescoço, e pode ser de forma transitória (mais comum), ou permanente. Outras causas relacionadas ao hipoparatireoidismo são doenças autoimunes, excesso ou falta de magnésio, hereditário, entre outras.
Alguns dos sintomas relacionados à falta de PTH e cálcio no organismo:
- Fraqueza muscular
- Formigamento de extremidades
- Fadiga
- Cãibras musculares
- Dor de cabeça
- Crises convulsivas, arritmias e alteração do estado mental em casos mais graves
- Entre outros
O tratamento do hipoparatireoidismo é feito com a reposição de cálcio, vitamina D e calcitriol.