A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é caracterizada por alteração dos ciclos menstruais, aumento de andrógenos ou sinais de excesso de andrógenos no corpo e ovários com alterações à ultrassonografia. Pessoas com esta síndrome têm aumento de risco para infertilidade, abortamentos, câncer de endométrio, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, diabetes melito, alterações no colesterol, aumento no risco cardiovascular, entre outros.
Alguns dos sintomas relacionados à SOP são:
- Alteração dos ciclos menstruais
- Presença de pelos grossos e escuros em face, tórax, dorso, região inferior do abdome, parte interna das coxas, etc (hirsutismo)
- Acne
- Entre outros
No caso da SOP, sempre é importante descartar outras doenças, como a hiperplasia adrenal congênita, síndrome de Cushing, alteração da tireoide, excesso de prolactina ou uso de medicações que aumentam os andrógenos.
Geralmente o tratamento consiste em mudanças de estilo de vida como dieta, perda de peso e atividade física, uso de anticoncepcionais orais específicos, metformina em casos selecionados e medicações que diminuem os andrógenos como espironolactona.